segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Resenha: Diário de uma Paixão


Título: Diário de uma Paixão
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Paginas: 244
ISBN: 9788563219206
Ano: 2010

O livro Diário de uma Paixão, do consagrado autor de romances que viraram Best-Sellers, Nicholas Sparks, conta a história de Noah e Allie, dois exemplos fantásticos de que o amor pode ser eterno e incondicional e que diferenças são obstáculos reparáveis.

Noah e Allie conheceram-se ainda bem jovens, com 17 e 15 anos, respectivavemente e em um verão, os dois apaixonaram-se perdidamente um pelo outro, com direitos a juras eternas de amor e nomes escritos na madeira, envoltos em um coração. De diferentes classes sociais, os pombinhos encaram a relutância da família de Allie em aceitar o namoro dos dois, porém isso não os impede de se encontrarem e aprenderem algo um com o outro, vivendo uma linda e intensa história de amor.
Quando o verão acaba e Allie se vê obrigada a ir embora, ambos prometem amor eterno, mas no fundo sabem que a história acabaria ali. Noah escreveu-a dezenas e dezenas de cartas, que nunca foram respondidas, porque a megerinha da mãe de Allie as escondia para evitar a comunicação entre os dois.
Catorze anos mais tarde e noiva, Allie depara-se com o artigo de jornal. O artigo da casa que Noah sempre jurou reformar. Sem saber direito o que e porquê estava fazendo, Allie se vê dirigindo-se até Nova Berna, local onde passou suas férias de verão com Noah. Ao reencontrarem-se, Allie e Noah sentem as consequências da distância. Os traços mais definidos e envelhecidos, os novos hábitos, as mudanças que ocorreram durante todo esse tempo... Os dois não mais adolescentes e possuem responsabilidades. Mas isso não os impede de apaixonarem-se novamente, apaixonarem-se pelo novo Noah e nova Allie e viverem uma história de amor mais de uma década depois.
Achei interessante a alternância entre passado e presente, que o Nicholas fez. Ora a trama era narrada quando os dois ainda eram jovens e depois adultos, ora narrada quando ambos já estavam envelhecidos e em um asilo. Como em todas histórias do Sparks, não pode faltar romance, milagres e um homem super altruísta (o que é quase impossível, hoje em dia!). Isso é que prende o leitor e faz o Nicholas tão renomado. Essa fé que ele tem nas pessoas e no amor, a fé de que milagres existem se você realmente acreditar e que, como ele mesmo me disse, devemos passar por todos os sentimentos (raiva, amor, traição...) para podermos superar os obstáculos e é assim que Noah age no livro. Seu amor por Allie é tão grande, que ele seria capaz de fazer tudo por ela, mesmo que isso o machuque.

Sobre a capa: Sensacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello Galerinha!!!
chegou a hora de dar a sua opinião, ela é importante para o blog
XOXO