quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Resenha 3 em 1: Trilogia Magia ou Loucura

Hello Galera!!!


Título: Magia ou Loucura
Autor: Justine Larbalestier
Editora: Record
Paginas: 320
ISBN: 9788501076991
Ano: 2005


Título: Lições de Magia
Autor: Justine Larbalestier
Editora: Record
Paginas: 320
ISBN: 9788501076984
Ano: 2008




Título: Filha da Magia
Autor: Justine Larbalestier
Editora: Record
Paginas: 336
ISBN: 9788501080233
Ano: 2008



Continuação do Sentimento »

Magia ou Loucura
O livro já começa nos deixando curiosos, por causa da descrição de Razão em como empreender uma boa fuga. Questionamo-nos do por que ela está fugindo, ou de quem. Entendemos que deve ter uma boa razão no começo do primeiro capítulo, com as descrições das inúmeras fugas e de como Serafina a ensinava a se proteger, dentre outras coisas. Ficamos de boca aberta quando descobrimos que ela está fugindo de uma bruxa má, que é nada mais nada menos que a própria vó dela.
O pior é que sua mãe enlouqueceu e agora ela tem que ir morar com a avó, Esmeralda. Serafina sempre ensinou à filha que magia não existia, mas que Esmeralda havia feito coisas horríveis acreditando no contrário (tais como matar o gato de Serafina na frente dela). Porém quando Razão chega à casa da avó, tudo aquilo é questionado.
Esmeralda seria mesmo uma mulher má? Ela acreditaria mesmo em magia? E o que seria a chave que razão encontrou as penas dentro do bolso de um casaco e a porta dos fundos que Esmeralda não admite usar? E sempre o livro nos deixa nesse vai e vem: Esmeralda é má ou não é? Por um lado Serafina é questionada, por outro estava certa.
Ao decorrer do livro os enigmas nos invadem, tantos que dá para formar uma longa teia. Como por exemplo, a loucura da mãe de Razão não ser atípica, porque Razão é tão boa em matemática, qual o motivo de todos da sua família morrerem tão cedo e por que raios de motivo tanto Esmeralda quanto Serafina teve filhos com 15 anos (Razão tem 15 anos, ela engravidaria também?)!
Lições de Magia
Tem muito mais fuga, procura e proteção do que lições, o que não deixa o livro menos desagradável que o primeiro. “Lições de magia” começa com algumas revelações de Serafina, o que esclarece algumas coisas e nos deixa confusas em outras.
Antes das primeiras lições Tom e Jay-Tee são atacados por um ser estranho, que Esmeralda acredita ser um Golen. A coisa machuca os dois e consegue entrar em Razão. Esta se meche e treme como se estivesse viva, e como “alguém” está tentando entrar acredita ser Jason Black.
Porém quando Razão é capturada eles percebem que a realidade é bem pior.
Gostei bastante desse livro, com todos os acontecimentos e romances. Razão o tempo todo procura por uma terceira opção, ou seja, um escape para a morte prematura e a loucura.
Além de que, durante todo o tempo, nos sentimos na pele da personagem, sentimos seu medo, suas esperanças e, principalmente, seus arrepios — sendo eles bons, ou ruins.
Filha da Magia
Gosto do enredo livro, que nos faz refletir sobre o egoísmo das pessoas, o que o poder faz com elas e como detalhes podem mudar totalmente o rumo de algo. Preocupamo-nos com a gravidez de Razão (ainda fiquei sem explicação com a coincidência dos 15 anos: a questão da paternidade e principalmente as mudanças em seu corpo). Estaria ela se transformando num monstro? Como fica o bebê nisso tudo? E ela poderia mesmo conseguir curar a magia?
Apaixonei-me, especialmente, pelo romance atrapalhado de Jay-Tee e Tom. Foi uma surpresa para mim, mas no fim gostei. Principalmente em meio a tantos beijos... É divertido.
Os apaixonados vão amar, e aqueles que gostam de magia poderão conhecer o outro lado dela.

XOXO
Gaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello Galerinha!!!
chegou a hora de dar a sua opinião, ela é importante para o blog
XOXO